Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal (HC) contava  com 110 leitos e vinha ampliando gradativamente sua atuação. O hospital realiza procedimentos em cardiologia, neurocirurgias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades clínicas.

Com 36 mil metros quadrados de área construída, 11 pavimentos, equipado com tecnologia de ponta, totalmente informatizado e com uma arquitetura que privilegia a humanização dos ambientes, o HC é apontado como um dos mais modernos hospitais públicos do país.

Ele dispõe de estrutura para ensino e pesquisa, com salas de estudo, auditório para 200 lugares e câmeras de vídeo nos centros cirúrgicos para que os médicos residentes acompanhem as intervenções cirúrgicas em tempo real.

Em Janeiro/2017 o panorama encontrado no foi esse:

“Inaugurado há três anos, Hospital de Clínicas de São Bernardo trabalha com 40% de sua capacidade

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e o secretário municipal de Saúde, Geraldo Reple, visitaram na última sexta-feira, dia 6 de janeiro, o Hospital de Clínicas, localizado no bairro Alvarenga, com o objetivo de vistoriar o local.

Após a visita, Morando afirmou que 60% do prédio está ocioso, com andares e equipamentos novos sem uso e que, provavelmente, já perderam a garantia.

O prédio possui 257 leitos disponíveis, mas apenas 110 estão em funcionamento. Das três alas de UTI, com 20 leitos cada, apenas uma está sendo ocupada.

“É um fato triste, porque o hospital já completou três anos e o encontramos com apenas 40% da sua capacidade em funcionamento. É preocupante, pois são muitos equipamentos com todo o suporte para a UTI e as garantias já estão sendo vencidas ou já venceram”, disse Morando.

O prefeito comentou que deve conversar com o governo Alckmin nas próximas semanas sobre uma possível parceria para colocar o hospital em pleno funcionamento. “Antes de construir novos hospitais, vamos colocar os que já existem em funcionamento”, declarou.”

Por Ricardo Garcia: Sempre fui muito bom em criticar e tenho consciência que temos que ser imparciais e bons também em elogiar quem merece. Os esforços tem sido realizados e imaginamos que administrar uma cidade complexa e enorme como São Bernardo não deve ser nada fácil.

Os erros e acertos fazem parte da Gestão Privada de empresas e negócios em geral , bem como, da Gestão Pública. Claro que sempre esperamos que não errem. Sempre esperamos que o melhor seja realizado e rapidamente para beneficiar o maior número de pessoas.  Porém agradar a todos é praticamente impossível.

Meu objetivo com essa matéria é elogiar.

Conheço profissionais no HC e são pessoas esforçadas, idôneas e imparciais. As notícias que recebi ontem 20/11/2018 são animadoras. Na atual Gestão do Prefeito Orlando Morando os funcionários que antes ficavam digamos assim”em marcha lenta” estão trabalhando para valer e atendendo bem os pacientes. Isso é excelente para todos!

Venho através deste singelo ato congratular todos os profissionais da Saúde que laboram no HC! Torço para que obtenham cada vez melhores condições de trabalho e que mantenham esse ótimo padrão de atendimento aos pacientes. Parabéns!

Ricardo Garcia #RG30
http://www.ricardogarcia.saobernardo.br

 

Posted by:Ricardo Garcia

Cidadão São Bernardense, Empreendedor, Empresário.