img-20190608-wa00067012543826468099703.jpg

Promessa do atual prefeito Orlando Morando por várias campanhas eleitorais e da Deputada CARLA MORANDO em 2018, o metro em São Bernardo ficou como dissemos só na promessa.

images (22)

A gestão do governador João Doria decidiu cancelar o projeto da Linha 18-Bronze de metrô, anunciou o governo na manhã desta QUARTA 3/7. Em seu lugar será construído um corredor de ônibus BRT.



#TBT:

• Assim foi em 2012, onde ORLANDO prometia obra entregue para 2015 (Morando tem atuado fortemente para a chegada do Metrô no ABC. O projeto funcional está concluído, faltando os estudos técnicos para viabilizar a obra. Ao todo, 12 empresas e consórcios participam da proposta de modelagem da PPP. Elas têm até dia 16 para entregar suas avaliações. Esse chamamento público é o primeiro passo para a licitação que vai escolher a companhia responsável pela construção da linha. As intervenções devem ter início no ano que vem e o primeiro trecho, que vai da Estação Tamanduateí até o Paço de São Bernardo, deve estar pronto até 2015) fonte: http://www.tucano.org.

• Em entrevista para o programa CLIQUE NOITE em 2013, chamado pelo jornalista de PAI DO METRO KKK (piada né?), Orlando Morando, ja passava a entrega para 2016.
Veja vídeo: https://youtu.be/lQvBH8yeKPg

• Em 27/10/16 durante debate na Globo, Orlando diz que se eleito Prefeito buscaria recursos federais: “Nunca fugi de nenhuma disputa, disputar eleição não é instrumento de vaidade, disputo quando temos um bom projeto. Fui o grande precursor para que a Linha 18 do Metrô pudesse ser trabalhada. Fui relator de todas a leis aprovadas na Assembleia Legislativa para viabilizar a obra do Metrô. Logo que o presidente Michel Temer assumiu já falei com ele e com o secretário Clodoaldo Pelissioni. Infelizmente o Brasil foi levado a grande crise econômica. A questão pendente é garantir recursos do governo federal e um empréstimo para as desapropriações. Como prefeito terei força para garantir esses empréstimos”.



MAS A VERDADE
é que até hoje esse metrô não saiu do papel.

“A previsão inicial era começar as obras no mesmo ano e finalizá-las em quatro, mas elas sequer foram iniciadas e CADUCOU: Por conta da caducidade [vencimento] do decreto de desapropriação, não podemos iniciar o projeto até o final de 2019. Então o governador João Doria determinou buscar alternativas afim de atender a população do ABC. A linha 18 é fundamental, se permanecer no projeto como estava, aguardando a possibilidade da retomada com um novo DUP, ou [tendo que] buscar outras opções, como BRT [Transporte Rápido por Ônibus, em português] ou outro modelo.
Fonte: jornal Metro (fev 2019)”

E agora? Quais promessas podem surgir ou ressurgir para as eleições de 2020? Em contato com o Prefeito foi dito que no dia 06 Agosto/2019 será apresentado o projeto da linha 20 do Metrô.

Mas o que o povo quer é ver aquele filme… “O PAGADOR DE PROMESSAS”

Ricardo Garcia
#RG30
http://www.deolhonapolitica.com.br
http://www.ricardogarcia.saobernardo.br