Parque da Juventude: Estamos cansados de tanta enganação! Munícipe de São Bernardo do Campo-SP sobre a “reforma fake” da PAREDE DE ESCALADA

Carta que será encaminhada ao Secretário de Esportes do Município Alexander Mognon:


Prezado Alex Mognon,

Sou Marcio Casal morador de SBC, escalador e frequentador da parede de escalada do parque da Juventude, desde sua primeira reforma. Lá foi onde conheci a escalada, e onde tive todo o aprendizado para iniciar no esporte.

Nós escaladores/moradores de sbc, estivemos acompanhando a reforma da PAREDE DE ESCALADA e sua reinauguração.

Gostaríamos muito de uma conversa contigo, diante de tudo que identificamos nas mudanças da nova parede, percebemos que não houve nenhuma melhoria e sim apenas uma PINTURA da Parede. Segue abaixo algumas situações;

– Não houve substituição das nenhuma bucha de fixação das AGARRAS DE RESINA e assim, tais agarras continuam “rodando em falso” como acontecia antes da reforma, oque para a pratica de tal esporte, é um PROBLEMA DE GRANDE DIMENSÃO, já que a fixação da agarra é de extrema importância na pratica da escalada.

– Não arrumaram rachaduras da parede. E ao invés disso, passaram apenas tinta por cima.

– Verificamos que pintaram até as chapeletas de metal, para a escalada guiada (o que não deveria ocorrer) e o que pode até mesmo danificar os equipamentos dos praticantes que ali visitarão.

– Toda a estrutura da área “boulder” que num passado, havia placas de madeiras das quais estragaram, nesta reforma, ao invés de arruma-las, a prefeitura apenas retirou aquilo que com muito custo havíamos conquistado.

– O colchão para a área de Boulder esta totalmente fora das dimensões corretas.

Verifiquei ontem, durante a visita no parque, uma equipe despreparada com dificuldade na utilização dos próprios equipamentos de segurança, demonstrando a falta de conhecimento sobre o esporte do qual estão responsáveis.

– Não houve criação de nenhuma “via esportiva” para os praticantes (escaladores que ali frequentam), tornando-se uma parede mais recreativa sem nenhum fundamento técnico, do que um ambiente onde os escaladores (amadores e até mesmo profissionais) pudessem treinar e aprimorar suas técnicas.

É triste, pois verificamos que os reais problemas apresentados na parede de escalada, continuam iguais. E o que é pior, sem nenhuma prospecção de evolução.

Hoje, a escalada esportiva se tornou um esporte olímpico, e vêm crescendo muito nos últimos anos. São Bernardo era pra ser referência no esporte, tendo em vista o grande potencial de treino que a estrutura construída no parque poderia proporcionar, além da introdução do esporte na sociedade, sendo o PRIMEIRO MUNICÍPIO do PAÍS a oferecer um ambiente grandioso como este, totalmente gratuito, além de uma grande possibilidade de realização de eventos como CAMPEONATO NACIONAL (seletivos para a participação nas OLIMPÍADAS DE TOKYO) realizado pela A.B.E.E. (associação brasileira de escalada esportiva) totalmente desperdiçado.

O que podemos concluir, é que dentro do parque, houve uma grande preocupação com a pista de Skate, envolvendo grandes profissionais da área, transformando a pista numa referencia mundial, e já a parede de escalada totalmente esquecida e reformada de qualquer jeito, apenas para uma apresentação em sua reinauguração. Não houve se quer, uma conversa com escaladores profissionais, ginásios de escaladas próximos, como a 90 GRAUS, ou até mesmo Associações do esporte ou qualquer orgão competente que fosse referência no esporte, para uma verificação do que poderia ser melhorado.



Fazendo uma analogia grotesca, apenas para uma exemplificação, é como se a prefeitura de São Bernardo do Campo reformasse a pista de Skate deixando todas as “rampas” tortas e desniveladas, realizando apenas uma pintura para parecer nova, ou seja, esta bonito, porém se nenhum fundamento.



Com tudo isso, oque posso te adiantar é que com essa “reforma” realizada na parede, apenas afastará os praticantes do esporte (onde muitos tiveram tais paredes como “escola”) e perderá a possibilidade de descobrir novos talentos, diante da falta de conhecimento dos responsáveis, sobre o esporte ali praticado.

Em conversa ontem com um monitor, descobri que a contratação da empresa que esta cuidando da parede de escalada será até final de JANEIRO e após isso, será aberto licitação para uma nova contração, e diante disso, gostaria de realizar uma reunião contigo, para tratar sobre tal assunto e apresentar novas ideias para uma melhoria significativa e até mesmo uma orientação sobre profissionais escaladores oque poderiam contribuir e muito na evolução deste esporte na cidade.


E gostaríamos muito de saber, qual foi o valor designado para a reforma da parede de escalada? Já que a reforma custou 3,5 milhões de reais conforme mencionado no próprio site da prefeitura de sbc (http://www.saobernardo.sp.gov.br/maximizada/-/asset_publisher/5cLluTMVcxDN/content/prefeitura-firma-parceria-com-a-iniciativa-privada-para-maior-reforma-da-historia-do-parque-da-juventude?inheritRedirect=false) onde menciona a REFORMA das TORRES DE ESCALADA, e observamos nenhuma melhoria ali apresentada.


Aguardo ansiosamente um retorno seu e espero poder contribuir com o crescimento do esporte e do grande potencial que vocês tem em mãos, do qual hoje vem sendo desperdiçado”


screenshot_20191012-0636072175110480251912650.png