DE OLHO NA POLÍTICA: Você quer um Jornalismo independente?

No fim da semana passada um jornalista conhecido comentou no Twitter que recebe muitos e-mails do Intercept pedindo doações e deu uma zoada na gente. Ele está certo, de fato mandamos muitos e-mails. Só que não precisou muito tempo para alguns dos nossos apoiadores responderem o post “explicando” que é assim que o jornalismo se mantém independente. É sempre chato ver alguém respondendo sério a uma piada, mas confesso que naquela situação me bateu um orgulho e pensei: “É isso! As pessoas entendem como funciona essa parada”. 



Mensalmente você recebe alguns e-mails assinados por mim porque sou a responsável pela comunidade de membros do Intercept. Minha tarefa é fazer essa comunidade crescer com o objetivo de bancar o nosso jornalismo. Isso vem funcionando porque desde o começo deste trabalho somos a maior campanha de financiamento coletivo do Brasil. E, bom, você sabe o que fizemos ao longo de 2019 e 2020 🤩.

O essencial de toda esta conversa, seja na reflexão do Demori, no papo do Twitter ou no meu trabalho, pode ser resumido em uma frase: o bom jornalismo não se paga. Jornalismo que investiga com sede de justiça, que vai pra cima, que não tem medo de juiz, miliciano ou governante — menos ainda. Esse jornalismo é extremamente deficitário, aqui e em qualquer lugar no mundo. É por isso que é difícil encontrar por aí outro veículo que trabalhe como a gente. É simples: nenhum empresário vai bancar isso, nenhuma montadora de carro ou marca de embutidos vai patrocinar. É por essa razão que a gente manda tantos e-mails. Para que você não esqueça que o jornalismo de que o Brasil precisa precisa de você. Isto é algo que só podemos fazer acontecer coletivamente. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: